Página inicial > Mais Notícias > Hino Oficial do Instituto Federal do Amapá será escolhido em consulta pública

Hino Oficial do Instituto Federal do Amapá será escolhido em consulta pública

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 18h47
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) lançou processo de seleção de uma composição (letra e música) a ser adotada como Hino Oficial da instituição. A proposta deve representar a história e a identidade do Instituto Federal, que espera contribuir com o desenvolvimento cultural, estimulando o talento e a criação artística como forma de valorização da história da instituição, estimular o conhecimento de fatos que marcaram todo percurso da história da Rede de Educação, Profissional e Tecnológica no estado do Amapá e, finalmente, fomentar práticas de civismo. As três melhores propostas serão premiadas com R$ 4 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Aberta à comunidade interna e externa, a inscrição deverá ser feita de 5 a 20 de abril deste ano, de forma presencial, no Protocolo da Reitoria, com apresentação de documentos exigidos no Edital Prodin/Ifap nº 1/2017 (clique aqui).

O processo seletivo será composto por duas etapas - avaliação por comissão e consulta pública. Primeiramente, todos os inscritos serão avaliados por comissão, conforme critérios estabelecidos no edital, e serão classificados para a segunda etapa os três trabalhos com a maior nota. Essas três propostas serão submetidas a processo de votação em consulta pública à comunidade, sendo utilizado o site institucional para divulgação e votação. A obra com maior número de votos favoráveis na segunda etapa pela comunidade será o Hino Oficial do Ifap. A premiação e a menção honrosa serão entregues aos vencedores no dia 10 de maio deste ano, na abertura dos Jogos Estudantis do Ifap, onde a presença dos candidatos é obrigatória no anúncio da obra vencedora.

Algumas regras mínimas estão definidas no edital para a composição musical: o hino deverá ser composto no gênero marcial, em compasso quaternário; deverá ter quatro estrofes, com, no mínimo, quatro versos e, no máximo, oito, além de refrão com dois a quatro versos; não poderá iniciar com refrão e o refrão deverá ser inserido duas vezes no máximo no corpo da letra do hino.

A comissão de avaliação das obras poderá solicitar auxílio a convidados de reconhecido saber no âmbito musical e literário, sem quaisquer vínculos com os candidatos. Toda composição com mais de sete compassos idênticos a outra composição do conhecimento dos jurados ou denunciado por qualquer pessoa e devidamente comprovado será considerada plágio e eliminada do processo seletivo. Configurado plágio o candidato poderá responder civil, penal e administrativamente.

Cada autor e coautor poderá inscrever apenas uma obra no processo de seleção. É admitida coautoria devendo esta constar expressamente na ficha de inscrição sendo a documentação exigida para todos os inscritos, limitando a três coautores. É vedada a participação dos integrantes e familiares até segundo grau da comissão organizadora e julgadora das obras.

Cada participante deverá inscrever apenas uma obra e entregar letra e gravação, no ato da inscrição, em CD (Compact Disc) ou Pen Drive em um envelope destinado à Comissão do Processo de Seleção do Hino do Ifap. Letra e música deverão ser inéditas. A gravação deverá ser entregue obrigatoriamente nos formatos mp3 ou wma. O autor deverá compor com base em temas relacionados ao Ifap em toda sua trajetória.

Poderá ser realizado um novo processo seletivo, caso nenhum dos trabalhos apresentados seja selecionado pela Comissão Avaliadora.

ATIVIDADE DATA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO 3/4 a 20/4/2017