Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Vencedores do Campeonato Amapaense de Foguetes são premiados
Início do conteúdo da página

Vencedores do Campeonato Amapaense de Foguetes são premiados

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 12h27

 

O campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no dia 23 deste mês, a premiação de seis estudantes vencedores da primeira edição do Campeonato Amapaense de Foguetes (CAF), ocorrida em dezembro do ano passado, no campus Macapá. No mês de outubro deste ano, esses estudantes representarão o Amapá na XIII Jornada de Foguetes, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
 
Cursando o segundo ano do curso técnico integrado em Agropecuária, os estudantes do campus Porto Grande receberam medalhas de primeiro e segundo lugares. Luciane da Silva Freitas, Denilson Guimarães de Souza e Mayane Mota dos Santos ficaram em primeiro lugar, recebendo a medalha de ouro. Liverton Lobato da Silva, Marlon Dias de Souza e Rian Alberto Freitas Lima ficaram em segundo lugar e receberam a medalha de prata. A premiação do terceiro lugar foi para uma escola particular de Macapá-AP.

Na competiçao, dois estudantes arrumam o foguete

O Campeonato Amapaense de Foguetes tem como objetivo central “estabelecer uma competição de foguetes, em nível estadual, possibilitando avanços no ensino da Física e na participação do Estado em competições a nível nacional”. É coordenado pelos professores de física Pablo Sampaio (Ifap/campus Porto Grande), Sandro Figueiredo (Ifap/campus Laranjal do Jari) e Cássio dos Santos, presidente do Clube de Astronomia de Macapá (Mirzam).

Professor Pablo durante a competição

De acordo com Pablo Sampaio, "é importante que haja o incentivo à participação dos alunos nesse projeto, pois é uma forma de ciência e tecnologia de baixo custo, que pode despertar o interesse dos alunos nas áreas das ciências exatas".

Os foguetes utilizados nas competições são confeccionados a partir do reaproveitamento de garrafas PET de dois litros e outros materiais, como cano PVC, abraçadeiras de metal e de plástico, papelão, fita adesiva e barbante. O combustível utilizado é a mistura de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó) com vinagre (ácido acético). Também existem foguetes movidos a água, usados em uma categoria mais simples, trabalhada com um grupo de estudantes da instituição.

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: comunicacaoO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
registrado em:
Fim do conteúdo da página