Página inicial > Mais Notícias > Realizada aula inaugural do primeiro curso de Agronomia do Amapá

Realizada aula inaugural do primeiro curso de Agronomia do Amapá

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 09h32

O campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou no dia 23 de fevereiro a aula inaugural do primeiro curso de Engenharia Agronômica do estado do Amapá. Com 40 vagas preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), o curso é integral (aulas pela manha e à tarde) e o primeiro de nível superior ofertado no município de Porto Grande, considerado um polo  amapaense de produção agrícola.

De acordo com a reitora do Ifap, Marialva Almeida, o curso Bacharelado de Engenharia Agronômica “é um marco da história da Educação no Amapá" pois, durante muitos anos, as famílias amapaenses tinham que enviar seus filhos para estudar fora do estado. "Faço parte de uma geração que, para entrar no ensino superior, tinha que ir para outro estado. Isso significa que várias famílias que não tinham como sustentar seus filhos em outra cidade acabavam tendo que abrir mão desse sonho. Agora, poder dar acesso à população de Porto Grande e de todo o estado a um curso de Engenharia Agronômica é algo que trará uma nova dinâmica para os arranjos produtivos do município e do Amapá como um todo”, ressaltou.

Reitora e componentes da mesaO calouro Ediberto Carmo conta que a implantação do Instituto Federal do Amapá aqui em Porto Grande o estimulou a voltar a estudar aos 43 anos de idade. "Fui da segunda turma de técnico em agronegócio do Ifap aqui no município. Depois disso, me lancei nesse novo desafio: entrar na primeira turma de bacharel em Engenharia Agronômica do Instituto". O estudante salienta que o município "é um grande produtor rural, mas nós temos muita carência de pesquisas. Esse curso do Ifap vem nos trazer essa oportunidade de pesquisar e fazer com que a agricultura de nosso município cresça. Esse é nosso maior desafio.”

A coordenadora do curso, Natália Zatorre, afirmou que  “a proposta da criação desse curso vai ao encontro da expectativa de crescimento da produção agrícola no Amapá com a formação e a qualificação dos profissionais na área, com vistas à criação de novas oportunidades de geração de emprego e renda, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais ainda existentes e geração de novas tecnologias e pesquisas”.

Ifap em Porto Grande

O campus Porto Grande funciona em instalações próprias localizadas no bairro Zona Rural, na rodovia BR-210, km 103, logo após a entrada da cidade. Além do curso de Engenharia Agronômica, oferta cursos técnicos em Agropecuária, Agronegócio, Agroecologia e Agronegócio Proeja, além do curso de Segurança no Trabalho na modalidade EaD.

O campus é composto por seis blocos e 12 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e, atualmente, está em fase de implantação a fazenda experimental da unidade, que receberá diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas às Ciências Agrárias.

Breve histórico da implantação do curso

O debate a respeito da necessidade de implantação do bacharelado em Engenharia Agronômica no campus de Porto Grande iniciou-se em 2014, ano em que foram realizadas as primeiras audiências públicas com a comunidade em cumprimento ao que o estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional do quinquênio 2014-2018. O documento prevê a implantação de cursos superiores na área das Ciências Agrárias no período de sua abrangência.

Em 2017, a comissão nomeada para elaborar uma proposta do curso de Engenharia Agronômica apresentou à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) o Plano Pedagógico do Curso (PPC). Esse documento foi analisado e aprovado pelo Conselho Superior do Ifap (Consup/Ifap) em janeiro deste ano.