Página inicial > Mais Notícias > II Mostra de Meio Ambiente será nos dias 8 e 9 de junho

II Mostra de Meio Ambiente será nos dias 8 e 9 de junho

Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 12h37

Img site Semana do Meio Ambiente Ifap Porto e Pedra Branca

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) será marcado no campus Porto Grande com a II Mostra de Meio Ambiente tendo com tema “Meio ambiente e consciência ecológica: #reutilizarparapreservar”. Nos dias 8 e 9, serão realizadas oficinas, palestras, minicursos, exposições, “pedalada ecológica” e sessão de cinema. Para se inscrever nas atividades, acesse o link: https://docs.google.com/a/ifap.edu.br/forms/d/e/1FAIpQLSfg9kc81w_kESTKeVCcKdPu8Kzqk4ObHcg9z5LgnJlpYpEyPA/closedform. Já no Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente será nos dias 5 , 6, 11 e 12 deste mês.

A II Mostra de Meio Ambiente começa na sexta-feira (8/6), às 9 horas, com a companhia de teatro “Norteando Arte”, do município de Ferreira Gomes. Em seguida ocorrerá a palestra “Logística reversa, o caminho para a sustentabilidade”, ministrada pelo professor do campus Macapá Pedro Aquino.

À tarde, estão programadas as oficinas “Elaboração de ferramentas utilizando embalagens plásticas”, com Fabiana Félix Gondola, e “Produzir carvão ativado utilizando como precursor os resíduos sólidos gerados a partir da agroindústria amazônica”, com Mateus Maia.

Também haverá uma série de palestras: “Noções básicas de preservação ambiental”, com o secretário de Meio Ambiente, Orivaldo Lima de Amorim; “Uso de coprodutos agroindustriais na pecuária sustentável”, com João Maria do Amaral Junior; “Sensoriamento remoto como ferramenta para a agricultura de precisão”, com o professor Luan Patrick dos Santos Silva, e “Impactos de ações humanas sobre o ambiente: mudanças climáticas”, com o professor Breno Henrique Pedroso de Araújo.

No sábado (9/6), durante todo o dia haverá exposição de maquetes, folhetos e cartazes com o tema “História de vida dos Materiais recicláveis”, organizada pela professora Teresinha Rosa de Mescouto. Das 9 às 11 horas, acontecem a exposição “Plantas medicinais – do saber tradicional popular ao saber científico”, orientada pela professora Ione Vilhena Cabral, e o minicurso “Educação ambiental – reciclagem do lixo”, ministrado pela professora Maria Estela Gayoso Nunez.

A partir das 9 horas , será iniciada a “Pedalada ecológica”, orientada pelos servidores Eduardo José de Carvalho e Natália Pereira Zatorre. Às 10h30 inicia-se a palestra “Uso da aquicultura como ferramenta de conservação da biodiversidade de organismos aquáticos”, ministrada pelo professor Luiz Alberto Sabioni. O minicurso “Produção de sabão” será ministrado por Karmile Maria da Silva e Aline dos Santos, das 14 às 16 horas. Também à tarde acontece sessão de cinema do projeto “Cine Debate Araguari”.

Pedra Branca do Amapari

No Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari, a programação começa na terça-feira (5/6), às 14 horas, com a palestra “Empreendedorismo Ambiental: Gestão de Resíduos Sólidos”. À noite ocorrerá sessão de cinema do projeto “CineAmbiental”. Na quarta-feira (6/6), serão realizados o minicurso sobre o processo de compostagem e a oficina “Uma nova forma de tratamento de água através do filtro biológico”. Na semana seguinte, no dia 11, será realizada a palestra “Atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em PBA (Ações, projetos, políticas ambientais, para o município)”, em parceria com a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, bem como haverá a atividade denominada “Blitz ambiental”.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria