Página inicial > Mais Notícias > Primeiro diretor-geral eleito toma posse para mandato de quatro anos

Primeiro diretor-geral eleito toma posse para mandato de quatro anos

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 11h13

Diretor-geral discursa ao lado da reitora Marialva Almeida e do deputado federal Camilo Capiberibe. Foto: Suely Leitão (Ifap/Deice)

Diretor-geral José Leonilson Júnior discursa ao lado da reitora Marialva Almeida e do deputado federal Camilo Capiberibe. Foto: Suely Leitão (Ifap/Deice)

Estudantes e servidores do Campus Porto Grande participaram na manhã de sexta-feira (8/11) da solenidade de posse do diretor-geral José Leonilson Abreu da Silva Júnior, eleito pela comunidade em consulta realizada em maio deste ano. A cerimônia, realizada no auditório do Campus, foi presidida pela reitora Marialva Almeida e contou com a presença do deputado federal Camilo Capiberibe, que representou a bancada federal do Amapá. José Leonilson assumiu o segundo mandato, para o período de 2020-2023. Ele já estava exercendo o cargo de diretor-geral do Campus Porto Grande por nomeação da reitora desde o final de 2018. Confira o álbum de fotos da solenidade.

Graduado em Tecnologia em Gestão Pública, bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão Pública e Docência no Ensino Superior, José Leonilson Júnior iniciou suas atividades no Instituto Federal do Amapá em 2011 como assistente em administração, atuando na Pró-Reitoria de Ensino e, posteriormente, na Diretoria de Gestão de Pessoas. Em 2017, foi aprovado para o cargo de professor no Centro de Referência EaD Pedra branca do Amapari, assumindo a Coordenação-Geral da unidade até ser nomeado para o Campus Porto Grande.

Durante discurso, a reitora Marialva Almeida destacou que o Campus Porto Grande é o maior da instituição e “cuidar de uma estrutura desse porte exige muita sinergia”. Também lembrou que o Ifap é agente de desenvolvimento econômico no município, principalmente nas áreas de agronegócio e agroecologia.

Com as emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual de 2020 destinadas ao Ifap, no valor total de mais de R$ 15 milhões, a reitora anunciou que será possível pensar em obras de melhoria nos campi. No caso de Porto Grande, citou obras como as passarelas cobertas de ligação entre os diversos prédios e a área de campo, o bloco de ensino para os cursos superiores e o espaço de descanso para os estudantes que passam o dia todo no campus no cursos de regime integral.

“Com os cortes sofridos no nosso orçamento, buscar novas fontes é necessário”, ressaltou Marialva Almeida, ressaltando que a emenda individual impositiva apresentada pelo deputado Camilo Capiberibe, no valor de R$ 12 milhões, é “a maior emenda já recebida pela instituição em toda a sua história”, o que prova “como o deputado entende o impacto positivo que o Ifap tem na comunidade”.

O deputado Camilo Capiberibe afirmou que não teve dúvidas em escolher o Ifap como destinatário da emenda para o Orçamento Geral da União em 2020, por acreditar que a instituição é um modelo de de ensino que deveria ter em toda escola do Amapá. “A maior parte dos estudantes amapaenses não tem a estrutura que vocês têm aqui”, falou aos estudantes.

José Leonilson disse que o Campus é diferenciado por ser de vocação agrícola e que, embora não esteja ainda com a infraestrutura ideal, a proposta da gestão é “construir um futuro cada vez melhor para os alunos”. O diretor-geral afirmou ainda que tem a “visão de expandir os cursos agrícolas no estado do Amapá” e que, como gestor, não pretende exercer o cargo para “mandar”, mas sim para “conduzir o trabalho junto com vocês, servidores”. Ele sinalizou aos alunos que será um incentivador da instalação do grêmio estudantil para que possam existir proposições diferentes na administração do Campus.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice