Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional
É o órgão executivo que sistematiza o planejamento estratégico, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de desenvolvimento e a articulação entre as Pró-Reitorias e os Campi.
Atribuições
- Sistematizar o plano de Desenvolvimento Institucional, os planejamentos anuais e os relatórios de gestão
- Estabelecer e supervisionar a implementação de políticas e diretrizes voltadas à economicidade, à eficácia administrativa, no âmbito da Reitoria e dos campi
- Propor alternativas organizacionais, visando ao constante aperfeiçoamento da gestão do Ifap
- Responsabilizar-se pelas informações do Ifap, ante o sistema e-MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
- Realizar estudos de viabilidade de implantação de novas unidades frente às expansões.
- Acompanhamento do Sistema Monitor – CGU
- Alimentação do Sistema E-contas - TCU
Competências
Promover, acompanhar, consolidar e supervisionar as políticas de planejamento nos seus três níveis de atuação, visando ao pleno desenvolvimento institucional. Elaborar a proposta orçamentária anual do Ifap e propor mecanismos organizacionais de gestão orçamentária, fomentando o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão, bem como, consolidar as informações gerenciais e estatístico educacionais, elaborando anualmente o relatório de gestão e a prestação de contas institucionais.
Equipe
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Ângela Irene Farias de Araújo Utzig
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (96) 99141-9259
(96) 3198-2164
Diretor de Planejamento
Romaro Antonio Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (96) 99120-3017
Coordenador de Avaliação Institucional
Enilson Evangelista Souza de Almeida
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (96)99112-1857
Coordenadora de Controles Internos de Gestão
Raimunda Conceição Rosa Pedrosa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (96)99117-3244
Setor de Logística Sustentável
Géssica de Almeida Leal
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (96) 99198-5082
COMISSÕES PERMANENTES E COMITÊS
- COMITÊ DE GESTÃO AMBIENTAL
Portaria: 95/2017GR/Ifap
Estatuto do Comitê de Gestão Ambiental
DOCUMENTOS
- PLANO ESTRATÉGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
O planejamento estratégico do Ifap, com observância das diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal, consiste na definição de objetivos, metas e ações que visam à melhor utilização dos recursos financeiros e não financeiros, objetivando atender as necessidades da comunidade interna e externa da instituição. Nesse sentido, o planejamento estratégico é formalizado pela elaboração dos seguintes documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano Anual de Ação.
Plano Estratégico (2019 - 2023) (pdf)
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Corresponde ao plano estratégico de longo prazo da instituição. Constam nesse documento, além de outras informações relevantes, os objetivos e metas a serem alcançados pela instituição durante um período de 05 (cinco) anos. Ressalta-se que, pelas incertezas das políticas econômicas, sociais, políticas e tecnológicas do Governo Federal, o PDI é revisado anualmente com o intuito de verificar se os objetivos e metas planejados continuam viáveis.
Plano de Desenvolvimento Institucional (2014 - 2018) (pdf)
Plano de Desenvolvimento Institucional (2019 - 2023) (pdf)
- PLANO DE AÇÃO ANUAL
Corresponde ao plano tático da instituição, ou seja, é o planejamento de curto prazo e, portanto, é definido para um horizonte de 01 ano. Constam nesse documento as ações anuais que serão realizadas pelos diversos setores do Ifap com vistas ao alcance das metas definidas no PDI. O PAA é acompanhado trimestralmente com o intuito de verificar se as ações executadas estão contribuindo para o resultado das metas. Nos casos positivos permanecem as ações planejadas, já para os casos negativos as ações são replanejadas de maneira a corrigir os desvios que impactam os resultados esperados.
Plano Anual de Ação 2015 (pdf)
Plano Anual de Ação 2016 (pdf)
Plano Anual de Ação 2016 (pdf)
- ANUÁRIO ESTATÍSTICO
É um documento que contempla, em sua estrutura, um conjunto de informações relacionadas ao ensino de Formação Inicial e Continuada, ao técnico-profissional, a graduação, a pós-graduação, a pesquisa, a extensão, a gestão, o perfil do discente, o perfil do docente, o perfil do técnico administrativo e as atividades comunitárias internas e externas. É um instrumento de apoio gerencial e de planejamento, além de contribuir para assegurar a transparência institucional.
Dados Estatísticos-até.2015
Anuário estatístico-2016
- PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL – PLS
É um conjunto de ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite a estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos no Ifap. As regras para os Planos de Logística Sustentável foram estabelecidas pela Instrução Normativa SLTI/MP nº 10, de 12 de novembro de 2012, onde foi definida também, a necessidade de composição da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável, designados pelos respectivos titulares dos órgãos ou entidades. Eles devem conter, minimamente, a atualização do inventário de bens e materiais do órgão e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; as práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; as responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e ações de divulgação, conscientização e capacitação.
Plano de Logística Sustentável (2019 - 2023) (pdf)
- CARTA DE SERVIÇO AO CIDADÃO
Tem como intuito informar à comunidade o que é o Ifap, quais serviços são prestados, bem como a busca pela excelência na prestação de serviços ao público. A divulgação das ações através da transparência pública dos trabalhos realizados pela Instituição também é vislumbrada na elaboração deste documento. A proposta inicial da Carta de Serviços ao Cidadão foi idealizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, Decreto 6.932 de 11 de Agosto de 2009. Este documento tem como fundamento a divulgação de todas as informações relacionadas aos serviços prestados aos cidadãos nessa Instituição. Nesse sentido, a constituição da presente Carta de Serviços ao Cidadão do Ifap subsidiou-se no afluxo das informações essenciais da Instituição com o intuito de fornecer conhecimento aos cidadãos que utilizam dos serviços por ela prestados, de promover o acesso a essas informações, bem como de estabelecer a transparência e o compromisso com elevado padrão de qualidade no atendimento. O Ifap é uma instituição de ensino e por isso é imprescindível que mantenha, em seus serviços, estreitas relações com a comunidade local e regional. Esse fator é determinante para que a instituição cumpra seu papel de auxiliar o desenvolvimento das cidades no qual suas unidades (Campi e Reitoria) estão instaladas. Nossa Instituição oferta ensino gratuito e de qualidade, fomentando a pesquisa e as ações de extensão. Acreditamos que o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão é a base para a preparação das pessoas para o exercício da cidadania.
cartadeserviçoaocidadão_revisãoem2017
- PLANO DE DADOS ABERTOS
É o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados, obedecendo a padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações. Organiza o planejamento referente à implantação e racionalização dos processos de publicação de dados abertos nas organizações públicas. Sua elaboração vem ao encontro do disposto na Lei de Acesso à Informação (LAI), na Instrução Normativa SLTI nº 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos), o Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais), bem como dos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do 2º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, entre outros normativos que abordam o tema de transparência.
Planodedadosabertos.pdf
...
Redes Sociais