Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Porto Grande
Em todo o país e a cada ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem ganhando cada vez mais destaque no cenário educacional. A proposta do ano de 2018 teve o tema: Ciência para a Redução das Desigualdades, abriu muitas oportunidades para os pesquisadores apresentarem o que tem sido feito no âmbito das ciências para reduzir a desigualdade em todas as suas formas.
No Instituto Federal do Amapá, foi preparada uma bem elaborada programação que teve início com a abertura oficial no dia 15 de outubro de 2018 e que contou com a participação de outras instituições parceiras.
No campus Porto Grande, a programação efetivamente iniciou-se no dia 19 de outubro de 2018. A solenidade de abertura contou com a participação de alunos que entoaram os hinos Nacional e do IFAP. Compuseram a mesa os diretores do campus, a saber, Professor MSc. Lutemberg Francisco (Diretor Geral); Professor MSc. Breno Araújo (Diretor de Ensino) e Professor Dr. Nilvan Melo (Diretor de Pesquisa e Extensão). Cada um em sua fala, destacou a importância da SNCT-2018 para o IFAP. “Tudo foi preparado para despertar nos participantes a temática da desigualdade e sua relação com outras temáticas” – afirmou o professor Dr. Nilvan. Reconhecendo a relevância em especial das pesquisas científicas no que se refere a promoção da igualdade, o professor MSc. Lutemberg lembrou aos presentes na cerimônia como o trabalho da pesquisa foi importante em sua vida pessoal e como tem feito a diferença na vida de muitos.
Após declarada aberta, a SNCT 2018 – Campus Porto Grande iniciou-se com uma mesa redonda com o tema “Abordagens históricas e teóricas da questão da desigualdade social e sua relação com a ciência”. Na discussão em pauta, um destaque foi a contribuição dada pelo professor MSc. Munis Alves que em sua fala oportunizou a todos conhecerem um pouco da história da desigualdade no propósito de conseguirmos entender melhor suas características hoje. Outro destaque foi a fala da professora MSc. Eliane Santana que abordou a desigualdade dentro da perspectiva da Geografia (disciplina que ela leciona) e ressaltou alguns aspectos que podem ser úteis para projetarmos um futuro mais igualitário.
Outros destaques do dia 19 de outubro de 2018 foram as oficinas que atraíram um bom público. Entre elas, “Compreendendo o processo de produção da cachaça”, ministrada pela professora MSc. Karmile Silva e a “Desigualdade social na contemporaneidade: Desafios e perspectivas no contexto brasileiro”, ministrada pela professora MSc. Iraneide Lopes. O dia de atividades encerrou-se com o Projeto “Cine Debate Araguari” que trouxe o tema: “Mais cinema, menos desigualdade social” e foi promovido pela professora MSc. Terezinha Mescouto.
No dia 20 de outubro de 2018 as atividades iniciaram com duas significativas palestras. A primeira, “Como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)” foi patrocinada pelo SEBRAE Amapá e ministrada pelo Professor MSc. André Gomes. Em sua fala, o palestrante além de trabalhar ideias para oportunizar igualdade de condições de trabalho, também abordou como os mais jovens já podem pensar em investir em seu próprio negócio. A segunda palestra do dia foi promovida entre uma parceria com a Embrapa e o tema foi: “Agricultura sustentável” e foi proferida pelo Dr. Wardsson Borges. Nessa palestra, os participantes (docentes, discentes e convidados do setor de agricultura) obtiveram informações para a prática da sustentabilidade no seu trabalho.
Concomitantemente às palestras, algumas apresentações científicas estavam acontecendo e animaram o público presente. Uma delas intitulada “Jornada Empreendedora” foi promovida pela professora Edna Coelho e foi uma excelente oportunidade de os alunos tornarem público os conhecimentos adquiridos e transformá-los em ideias maravilhosas e “comestíveis”. Destaque para a “pizza de cone” e para o “Crepioca”. Outra apresentação que ganhou destaque foi a exibição dos vídeos no projeto intitulado “Inequalities: A sad reality” promovida pela professora Esp. Nárrima Dantas e que deu aos presentes a oportunidade de assistir os vídeos produzidos pelos discentes do Instituto que trataram da temática da desigualdade social. Outro destaque do dia 20 de outubro de 2018 foi o Minitorneio de Xadrez que proporcionou uma interação com discentes vindos de outros municípios.
Em resumo, a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 – Ciência para a Redução das Desigualdades do campus Porto Grande, proporcionou aos presentes, através das oficinas, das apresentações e das palestras, informações e muita interatividade que certamente contribuiu para um pensar positivo em relação ao futuro. Todos por uma sociedade mais igualitária e mais justa, é o legado deixado pela proposta desse ano.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Redes Sociais