Vencedores do Campeonato Amapaense de Foguetes são premiados
O Campeonato Amapaense de Foguetes tem como objetivo central “estabelecer uma competição de foguetes, em nível estadual, possibilitando avanços no ensino da Física e na participação do Estado em competições a nível nacional”. É coordenado pelos professores de física Pablo Sampaio (Ifap/campus Porto Grande), Sandro Figueiredo (Ifap/campus Laranjal do Jari) e Cássio dos Santos, presidente do Clube de Astronomia de Macapá (Mirzam).
De acordo com Pablo Sampaio, "é importante que haja o incentivo à participação dos alunos nesse projeto, pois é uma forma de ciência e tecnologia de baixo custo, que pode despertar o interesse dos alunos nas áreas das ciências exatas".
Os foguetes utilizados nas competições são confeccionados a partir do reaproveitamento de garrafas PET de dois litros e outros materiais, como cano PVC, abraçadeiras de metal e de plástico, papelão, fita adesiva e barbante. O combustível utilizado é a mistura de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó) com vinagre (ácido acético). Também existem foguetes movidos a água, usados em uma categoria mais simples, trabalhada com um grupo de estudantes da instituição.
Redes Sociais