III Mostra de Língua, Arte e Literatura é sucesso
Oficinas, comunicações, minicursos, exposições de trabalhos, intervenções artísticas, concursos de poesia e desenhos, sessão de cinema e show de calouros tiveram a participação de servidores, estudantes, convidados e comunidade externa
A III Mostra de Língua, Arte e Literatura do campus Porto Grande foi aberta na quinta-feira (9/5), às 9 horas, com o espetáculo “A magia da palavra”. A programação seguiu até sexta-feira (10/5), sempre nos três turnos, com oficinas, comunicações, minicursos, exposições de trabalhos, intervenções artísticas, concursos de poesia e desenhos, sessão de cinema e show de calouros, com a participação de servidores, estudantes, convidados e comunidade externa.
Com o tema “Leitura: um universo interdisciplinar e libertador", a III Mostra movimentou o campus durante dois dias e atraiu cerca de 600 participantes, entre estudantes dos cursos técnicos em Agronegócio, Agroecologia e Agropecuária e superior de Agronomia, bem como estudantes das escolas municipais e estaduais do município de Porto Grande.
“O foco foi a leitura, através do desenvolvimento de ações interdisciplinares que resgatam o estímulo à leitura”, explicou a professora Teresinha Rosa de Mescouto, uma das idealizadoras e coordenadora da mostra.
Após a solenidade oficial de abertura na manhã de quinta-feira, foi realizada a mesa-redonda “A leitura como prática integradora de saberes e geradora de consciência”, com os palestrantes Lara Utzig e Daniel Lima, e em seguida apresentação do grupo Pena e Pergaminho.
À tarde, houve comunicações de pesquisas, oficinas, minicursos e a sessão de cinema com a exibição do filme “Escritores da liberdade”. À noite, mais oficinas e o encerramento cultural com as atrações “A poética e a poesia de Clarice Lispector”, com a turma do terceiro ano do curso Agropecuária, “Frida”, por Rayssa Caitano, e show com a cantora Silmara Lobato e os convidados Luís Sabioni, Fábio Dias e Miguel Neto.
Foram realizadas as seguintes oficinas: Contação de história no contexto escolar e extraescolar (Franck Wirlen Quadros dos Santos e Ian de Souza Oliveira), A linguagem no meio digital (Tiago Aquino), O texto de opinião e a Olimpíada de Língua Portuguesa 2019 (Valneres Rodrigues de Lima), Técnicas de leitura e produção de redação para o Enem (Teresinha Mescouto e Iraneide), Dança de rua (Alex Nunes Barbosa), Iniciação à arte circense (Danilo dos Santos Videira), Teatro e ensino: uma relação interdisciplinar (Franck Wirlen Quadros dos Santos), Fundamentos básicos da dança e aula prática de dança contemporânea (Jessica de Oliveira Pontes Nóbrega) e Técnicas de iniciação teatral (Alex Nunes Barbosa).
Também foi ministrado o minicurso Língua Brasileira de Sinais (Diego Vaz) e feitas as comunicações “Experiência do projeto de extensão Horta na Escola" (Maria Estela Gayoso Nunez) e “Relato de Experiência sobre silagem de forrageira tropical aditivada com resíduo da extração da polpa do açaí" (Raqueline Bezerra).
Na sexta-feira, a programação incluiu exposições, concurso de desenho, concurso de poesia, intervenção circense, intervenção poética com Izaías Cunha e Orivaldo Amorim, apresentação de dança “Echame la culpa”, representação de Drácula na música e na dança, peça teatral Romeu e Julieta, peça sobre racismo, show de calouros e, no encerramento, apresentação do grupo musical Poetas Azuis e do cantor e compositor Zé Miguel.
As exposições foram as seguintes: Corredor ecológico (turma Agroecologia 3º A e Agropecuária), Releitura do Drácula (turma Agropecuária 1º A), Retratos de vidas no campo (turma Agronomia 2019), projeto Arte e poesia (Elias Trajano), O Mundo fantástico das Crônicas de Nárnia (turma Agronegócio 17.2), Vida e obra de Monteiro Lobato (turma Agronegócio), Vamos falar sobre Diversidade? (Maria Cristina), Futebol, arte e cultura (Proeja turma 2018.1), Conhecer para libertar (turma Agronegócio 2º A), Ler nas entrelinhas: história e humor – das charges aos memes (turmas 2º ano), Integração por meio de poemas e paródias, Açaí: From Brazil to the World (Proeja turma 17.1), Jornal do Ifap 3ª edição (turma Agronegócio 1º ano A), A poesia concretista (Proeja turma 16.2), Dos clássicos às telas (turma Agronegócio 3º A) e Manifesto Agroecológico (turma Agroecologia 2018.1).
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais