Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Agrícola Porto Grande é parceiro em curso de apicultura no município
Início do conteúdo da página

Campus Agrícola Porto Grande é parceiro em curso de apicultura no município

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 17h53 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 13h58

WhatsApp Image 2019 06 23 at 13.51.32

 

O campus Agrícola Porto Grande, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AP), realizou, entre os dias 17 e 21 de junho, um treinamento em apicultura para apicultores do município de Porto Grande.

A capacitação envolveu orientações sobre o manejo de apiários fixos, manejo de colmeias, técnicas de multiplicação e divisão de enxames e processamento de cera. Os temas tiveram a instrutoria dos extensionistas Dilberto Maia Rosa e Eduardo Heinzen.

Segundo o zootecnista Eduardo Heinzen (Rurap), o município de Porto Grande tem grande potencial para produção apícola, mas somente com a capacitação e adoção de tecnologias e o manejo racional das colmeias o município poderá alavancar a sua produção. De acordo com Heinzen, “essa capacitação vem ao encontro do Diagnóstico Socioeconômico da Apicultura e Meliponicultura do Estado do Amapá. Esse diagnóstico aponta que o município de Porto Grande é um dos maiores produtores do estado. Por meio do diagnóstico, podemos direcionar e focar os trabalhos conforme a demanda e as principais dificuldades relatadas pelos apicultores durante a coleta de dados.”

Hoje, os principais gargalos da produção de mel e demais produtos apícolas no Estado estão relacionados a fatores como: melhoramento genético, produção de rainhas, produção e beneficiamento de cera, além do processamento e beneficiamento do mel com registro de produtos junto ao serviço de inspeção higiênico sanitário.

A capacitação ofertada por essa parceria buscou proporcionar aos produtores do município contato com as boas práticas, para que os entraves à produção sejam superados. A ideia foi demonstrar, de forma prática e com tecnologia relativamente simples e barata, procedimentos, como processo de purificação do mel e técnicas que ajudam a aumentar a produtividade das colmeias. O intuito agora é que as capacitações sejam realizadas de forma continuada e atinjam outros municípios, fortalecendo a cadeia produtiva apícola e a produção de mel estadual.

 

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: @ifap_oficial

Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página