Página inicial > Mais Notícias > Estudantes constroem sistema de irrigação na área de plantio

Estudantes constroem sistema de irrigação na área de plantio

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 11h24

Estudantes e servidores que construíram o sistema de irrigação no campus

Estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica construíram um sistema de irrigação na área de plantio do Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A atividade fez parte do componente curricular Máquinas e Mecanização Agrícola e atendeu a necessidade de fornecimento permanente de água no local.

“O Campus vinha passando por falta de água no segundo semestre de 2019. O problema estava repercutindo em redução das atividades diárias. Os pomares sofreram com a falta de água e já estava afetando a dessedentação de animais”, explicou o professor Osvaldo Vasconcelos, que, juntamente com o professor Carlos Guedes, coordenou o grupo de alunos.

Foram envolvidos 34 alunos, que trabalharam com auxílio de trator, implementos (subsolador, grade e lâmina para supressão) e ferramentas manuais (picareta, enxada e pás). Eles construíram uma vala de 530 metros, com profundidade de 20 centímetros. Com auxílio de GPS, fizeram marcações a cada 20 metros para a introdução de tubos para captação de água no lago. Todo trabalho foi realizado no dia 18 de outubro e a captação de água ocorreu conforme previsto.

A atividade contou com o apoio do setor de campo - Felipe (chefe do setor de campo e zootecnista), Fabio (operador de máquinas), Luiz (técnico em Agropecuária), Luiz Sabioni (veterinário) e Alyne (engenheira agrônoma) -, além do assistente em administração Bruno e dos terceirizados Admilson, Paulo e Odilson.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Twitter: @ifap_oficial