Equipe do campus realiza manejo zootécnico de rotina no rebanho de ovinos e caprinos
Mesmo com as aulas acontecendo através do ensino remoto emergencial, o Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) mantém uma rotina de cuidados com seu rebanho. No último dia 15/04, a instituição realizou o manejo zootécnico de rotina na unidade de ovinocultura e caprinocultura de sua fazenda experimental.
A equipe que realizou a ação contou com o médico veterinário Luiz Alberto Sabioni, com a Zootecnista Flazita Silva da Costa, com o Diretor do Departamento de Práticas Agrícolas e Zootécnicas (Depaz) Felipe Brener Bezerra de Oliveira, além do apoio dos auxiliares rurais da unidade.
Durante a ação, foi feito o acompanhamento do status nutricional do rebanho através da avaliação do peso vivo e do Escore de Condição Corporal (ECC). Além disso, a equipe também realizou a verificação da carga parasitária (verminose) de cada animal do rebanho de caprinos através do método método Famacha©, que consiste em comparar a coloração da mucosa ocular do animal com as escalas pré-estabelecidas no cartão. Como resultado desse exame, a equipe consegue otimizar a aplicação do medicamento anti-helmíntico, realizando a mesma apenas nos animais com a mucosa mais pálida.
O rebanho de caprinos também recebeu a vacina polivalente durante a ação. Essa vacina previne as principais infecções e intoxicações de grave potencial que afetam esses animais.
Cuidados com as ovelhas prenhas também não poderiam faltar, especialmente porque a fazenda experimental está com 80% de seu rebanho prenho. Cada uma dessas ovelhas foi submetida, pela 2ª vez, ao exame de diagnóstico de gestação com uso de equipamento de ultrassonografia. Do total de 25 animais, 20 fêmeas estão positivas e com previsão de início da estação de nascimentos para última semana de maio.
Todas essas informações levantadas durante o manejo zootécnico foram sistematizadas em fichas de controle e serão usadas para melhorar as estratégias de manejo do rebanho. Dessa forma, as fêmeas gestantes, por exemplo, podem passar a receber suplementação alimentar (ração concentrada) se assim a equipe especializada avaliar necessário.
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Canal no Youtube
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais