Dia do Agricultor: alunas do Campus Agrícola ajudam seus pais com novos conhecimentos
Quando, em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto instituindo o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, o Amapá era governado por Amílcar da Silva Pereira e o município de Porto Grande ainda não existia. Mas, naquela altura, a agricultura já era uma das grandes atividades econômicas do Brasil, gerando renda, emprego e elevadas cifras, fruto de suas exportações.
Hoje, o Dia do Agricultor pode ser comemorado no Amapá com o Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) em pleno funcionamento e atendendo estudantes de vários municípios do estado e até alunos de outras unidades da federação.
Quem já foi, por exemplo, à Feira do Produtor Rural em Macapá e comprou couve, cebolinha, coentro, chicória, alface, pepino ou macaxeira tem boas chances de ter levado para casa vegetais plantados pela família das irmãs Gizeli e Adrielim Santiago Lima, ambas alunas da segunda turma do curso de Engenharia Agronômica do estado do Amapá, ofertado pelo Ifap.
Moradoras do próprio município de Porto Grande, Gizeli e Adrielim cresceram vendo e ajudando seus pais a cuidarem da lavoura na propriedade da família, que mede aproximadamente 36 hectares, área equivalente a 360 mil metros quadrados.
Quando o curso de Engenharia Agronômica chegou a Porto Grande, as duas irmãs não tiveram dúvidas de que era, segundo Gizeli Santiago, “uma grande oportunidade de estudar e ir buscar novos conhecimentos para ajudar nossos pais em suas plantações, já que eles não têm muito suporte com a parte técnica da agricultura, apesar de terem muito conhecimento empírico”, explica.
Complementando esse relato das irmãs Santiago Lima, o diretor-geral da unidade, José Leonilson Abreu, avalia que “o Campus Agrícola Porto Grande, de forma geral, tem uma importância grande no desenvolvimento econômico do município e do estado do Amapá como um todo quando olhamos para o setor agropecuário. Nós temos um orgulho imenso de atender a comunidade do município com cursos voltados para esta área, que vão desde o ensino médio até o ensino superior. Então, o Dia do Agricultor é uma data importantíssima para nossa instituição, e esses profissionais da agricultura merecem todo nosso reconhecimento e empenho no que diz respeito a sempre ofertar as melhores oportunidades de qualificação que estiverem ao nosso alcance”.
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais