Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Ifap inaugura labs makers em Porto Grande e Pedra Branca do Amapari
Início do conteúdo da página

Ifap inaugura labs makers em Porto Grande e Pedra Branca do Amapari

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h52 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 18h13

WhatsApp Image 2021 12 10 at 17.22.16


O Campus Agrícola Porto Grande e o Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari receberam, no último dia 9/12, uma comitiva da Reitoria do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a inauguração de seus respectivos laboratórios makers. A iniciativa já compõe as ações institucionais para o retorno do ensino presencial a partir de janeiro de 2022.

A estrutura de cada um dos laboratórios conta com quatro notebooks,  quatro impressoras 3D, kit de ferramentas, serra tico-tico, lixadeira orbital e parafusadeira, todos equipamentos indispensáveis para que os alunos que passarão pelos laboratórios possam materializar suas ideias através de protótipos dentro do lema maior da cultura maker que é o “faça você mesmo”.

Em Porto Grande, o Ifap investiu R$ 539.000,00 na construção um novo espaço de 165 m² especialmente para abrigrar o laboratório maker. Já os equipamentos, foram adquiridos através de recursos destinados ao Ifap por emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) no valor de  R$ 348.476,56.

De acordo com o diretor geral do Campus Agrícola Porto Grande, José Leonilson, “a implantação desses laboratórios makers nas unidades de Pedra Branca e de Porto Grande tem o potencial de proporcionar aos professores e alunos ainda mais ferramentas para transformarem teoria em prática, pois é um lugar preparado para dar forma concreta às ideias de maneira rápida e com baixo custo”.

WhatsApp Image 2021 12 10 at 17.21.24 1

Esse é exatamente um dos focos dos laboratórios makers: dar condições para que professores, estudantes e toda a comunidade atendida possa dar vida às suas ideias de forma prática através da criação de protótipos que testem a ideia no mundo real e permitam que seu autor possa aprimorá-la. É o que nos explica o pró-reitor de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação do Ifap, Romaro Silva, “o espaço desses laboratórios tem como um dos principais objetivos disseminar princípios que norteiam o ensino maker. Isso significa desenvolver atividades por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, que é uma metodologia na qual o estudante é o centro, ele é o principal protagonista dentro do processo de ensino-aprendizagem em busca de soluções para os desafios de sua comunidade.”

Já a reitora do Ifap, Marialva Almeida, destaca a importância da destinação de emendas parlamentares como a do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) que viabilizou a compra de equipamentos dos laboratórios inaugurados. “Pensar que estamos colocando à disposição da comunidade de Pedra Branca do Amapari e de Porto Grande equipamentos de alta tecnologia para que possam desfrutar e dar vazão a todo seu potencial criativo é algo que muito nos orgulha em enquanto instituição. O que fizemos hoje aqui, vai mudar para melhor a trajetória de vários alunos, pois eles só precisam de oportunidades e essas impressoras e escâneres 3D representam, em vários aspectos, exatamente isso: novas oportunidades. Por isso, não posso deixar de destacar a importância que reside em iniciativas como a do deputado Camilo Capiberibe e de toda nossa bancada federal que tem sido sensível às demandas de investimento em educação que o Ifap tem levado até eles. A nós, enquanto gestores e servidores, cabe mostrar o que estamos fazendo hoje aqui: que nossa trabalho faz com que cada centavo dos recursos destinados se transformem em oferta de espaços e projetos cada vez mais qualificados de formação para nossa comunidade”.

Diretoria de Comunicação - Dicom

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página