Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária estão no Sisu 2022
Campus Agrícola Porto Grande oferta 30 vagas em cada curso de graduação para ingresso no primeiro semestre deste ano
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferta 60 vagas nos cursos Bacharelado em Engenharia Agronômica e Bacharelado em Medicina Veterinária, no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022. Os dois cursos são realizados no Campus Agrícola Porto Grande, que possui uma área de 300 hectares e dispõe de infraestrutura adequada para a educação agrícola, como fazenda, criação de animais, laboratórios e estufas de produção vegetal. Os candidatos interessados em ingressar nesses cursos devem se inscrever no Sisu, de 15 a 18 de fevereiro de 2020. Acesse http://sisu.mec.gov.br
:: Leia a notícia completa no portal institucional do Ifap ::
Conheça os cursos
CURSO |
GRAU |
VAGAS |
TURNO |
DURAÇÃO |
Engenharia Agronômica |
Bacharelado |
30 |
IntegraL |
10 semestres |
Medicina Veterinária |
Bacharelado |
30 |
Integral |
10 semestres |
Primeiro e único curso público de Bacharelado em Medicina Veterinária, o Ifap iniciará a segunda turma do curso em 2022, com 30 vagas. Atualmente, conta com 21 alunos matriculados, que ingressaram em 2021, portanto, ainda não houve alunos concluintes. A carga horária total do curso é de 4.108 horas, com tempo de integralização de dez a 14 semestres. As aulas ocorrem na modalidade presencial em horário integral. O quadro docente tem cinco professores com doutorado e um c mestrado.
O Ifap está formando as primeiras médicas e médicos veterinários no Amapá, com conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de ciências agrárias no que se refere a produção animal, produção de alimentos, saúde animal e proteção ambiental. Assim a instituição espera contribuir para a formação de um profissional comprometido com a realidade social e com a busca de soluções para os problemas da sociedade amapaense.
O curso Bacharelado em Engenharia Agronômica tem quatro turmas em andamento - 2018, 2019, 2020, 2021, com total de 122 alunos matriculados. A carga horária total do curso é de 4.500 horas, com tempo de integralização de dez a 14 semestres. As aulas ocorrem na modalidade presencial em horário integral. O quadro docente tem seis professores com doutorado e dois com mestrado.
O curso atende as necessidades de formação de profissionais na área de produção agrícola da região e do estado do Amapá, além de possibilitar a verticalização do ensino no eixo de recursos naturais no campus do Ifap no município de Porto Grande, que tem vocação agrícola.
O campus
O Campus Agrícola Porto Grande está localizado no km 103 da rodovia BR-210, na entrada da sede do município de Porto Grande, considerado o principal polo agrícola do Amapá.
A área construída dispõe de seis blocos, com salas de aula, laboratórios de solos, bromatologia, química, e biologia, auditório, biblioteca, refeitório, área de convivência e quadra poliesportiva coberta, além de viveiro de mudas e a fazenda, com áreas de plantio e para criação de animais.
A fazenda experimental dispõe de canteiros para plantio de hortaliças, cultivo de beterraba, rúcula, macaxeira e área com três espécies de plantas para adubação verde, dando aos estudantes oportunidade de aprender a preparar o solo, plantar sementes e mudas, conhecer espécies vegetais e fazer os tratos culturais.
O campus também oferta cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agronegócio, Agroecologia e Agronegócio Proeja, além de Segurança no Trabalho na modalidade EaD.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais