Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Fazenda Experimental ganha jardim com variedades de mandioca
Início do conteúdo da página

Fazenda Experimental ganha jardim com variedades de mandioca

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h22

mandioca202201Plantio do jardim clonal de variedades de mandioca na área da Fazenda Experimental do Campus Agrícola Porto Grande

 

 

Parceria institucional traz projeto Reniva Amapá ao Campus Agrícola do Ifap e expande os laboratórios vivos utilizados nas atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão

 

O Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) está expandindo os laboratórios vivos na Fazenda Experimental para diversificar as práticas de ensino, pesquisa e extensão de forma permanente para as turmas dos cursos técnicos e superiores. Graças à parceria institucional com a Embrapa Amapá e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá, foi implantado o "Banco de manivas/sementes de mandioca", uma espécie de jardim com plantio demonstrativo de variedades de mandioca.

 

mandioca2022 2

Pesquisadores da Embrapa Amapá, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a equipe do Ifap

 

O plantio do jardim clonal de variedades de mandioca na área da Fazenda Experimental ocorreu nos dias 17 e 18 de junho. Os trabalhos foram conduzidos pelo Departamento de Práticas Agrícolas e Zootécnicas (Depaz), sob a supervisão do técnico agropecuário Natalino Reis, com apoio de estagiários de nível médio, estudantes de Engenharia Agronômica e colaboradores terceirizados.

 

mandioca2022 3

Foram plantados quatro diferentes genótipos de mandioca em uma área de 0,5 hectare

 

A ação faz parte do projeto Reniva Amapá, desenvolvido pela Embrapa Amapá e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o objetivo de inserir nas produções locais variedades de mandioca mais resistentes aos ataques de pragas e doenças e com maior produtividade. A parceria teve a participação dos pesquisadores Walter Paixão e Nagib Melem.

 

Foram plantados quatro diferentes genótipos de mandioca em uma área de 0,5 hectare, perfazendo aproximadamente quatro mil covas, em espaçamento 0,9 x 1 metro. Duas das variedades já foram lançadas pela Embrapa e possuem alto potencial produtivo em outros estados, porém nunca foram testadas no Amapá. São elas as variedades BRS Formosa e BRS Novo Horizonte. As demais já são conhecidas na região bragantina do Pará, porém ainda são consideradas variedades crioulas, as cultivares "manivão" e "jurará".

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria



Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página