Página inicial > Mais Notícias > Campus Agrícola Porto Grande realiza suas primeiras solenidades de formatura de 2023

Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2023, 12h52 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 12h13

Formatura Porto Adrielma Bronze

Reitora em exercício do Ifap fazendo seu pronunciamento na solenidade de outorga de grau do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil | Foto: Alexandre Brito

O Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no último dia 28/4, a solenidade de formatura de 30 alunos dos cursos técnicos de Agronegócio, Agropecuária, Agroecologia e Administração, além da outorga de grau para 22 formandos do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Confira aqui as fotos do evento.

Além da presença de familiares, muitas fotos e o clima de confraternização entre os formandos, as duas solenidades também tiveram em comum referências ao desafio de manter o foco nos estudos mesmo diante da pandemia de Covid-19.

A turma de Licenciatura em Pedagogia entrou no auditório com todos os formandos empunhando a foto de Atanagro de Lima, estudante que faleceu durante o curso e foi homenageado pelos colegas formandos.  A turma de Pedagogia também homenageou a saudosa professora Marilda Pereira. Já os formandos do curso Técnico de Administração destacaram a perda da sua colega Gisele Brinco.

Formatura Porto Grande Integrado Subsequente Proeja

Formandos dos cursos técnicos da Agronegócio, Agroecologia, Agropecuária e Administração comemorando no final de sua solenidade de formatura | Foto: Alexandre Brito

O diretor-geral do Campus Agrícola Porto Grande, professor José Leonilson, destacou em ambas as solenidades que “começar um curso em um município distante da capital do estado já é, por si só, um desafio. Concluir esse curso é uma empreitada maior ainda. Aqui, faz parte da nossa rotina contornar a falta de energia elétrica, as dificuldades por transporte, além de todos os desafios de nosso cotidiano enquanto indivíduos. Mas, apesar de tudo isso, nossos alunos lotaram as duas solenidades de formatura que realizamos hoje, mostrando que a força de vontade deles, somada com a qualidade e a dedicação de nossos professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados, torna possível vencer os obstáculos dessa jornada”.

Formatura Porto Grande Diretor Geral Jose Leonilson

Diretor-Geral do Campus Agrícola Porto Grande, José Leonilson, fazendo seu pronunciamento no encerramento da sonelindade de formatura dos cursos técnicos | Foto: Alexandre Brito

Um exemplo desse espírito de superação foi a formanda Juliete Ribeiro, que conseguiu um feito inédito na história do Ifap: ela formou em três cursos diferentes – Técnico em Agronegócio, Técnico em Administração e Licenciatura em Pedagogia. Seu primeiro curso, Técnico em Agronegócio, teve a formatura adiada pela pandemia, mas após integralizá-lo, Juliete ingressou no curso superior de Pedagogia, enquanto também cursava o curso Técnico em Administração.

Segundo ela, o “primeiro contato como aluna do Ifap foi um desafio, porque eu já estava fora da sala de aula há mais de 10 anos, então, esse retorno foi bem difícil pra mim. Mas chegar na noite de hoje e conseguir formar em três cursos ao mesmo tempo foi perfeito. Agora é ingressar no mundo profissional, fazer concursos públicos e quem sabe passar em um concurso aqui mesmo no Ifap”.

Formatura Porto Grande Juliete Ribeiro

Juliete Monteiro, que formou em três cursos nessa noite, fazendo seu discurso como oradora do Curso Técnico de Administração | Foto: Alexandre Brito

A reitora em exercício do Ifap, professora Adrielma Bronze, reforçou exatamente essa visão de futuro manifestada por Ribeiro: “a preparação que vocês receberam através da educação que o Ifap oferta habilita todos vocês a encerrarem esse ciclo e enfrentarem novos desafios, seja ingressando em um novo curso, seja atuando na iniciativa privada, seja até sendo nossos colegas de trabalho através da aprovação em concurso público como servidores do próprio Ifap. Vocês podem sonhar alto, mas trabalhem muito para tornar esses sonhos realidade, pois nós estaremos aqui sempre de portas abertas para ajudar vocês em todas essas conquistas”.

Confira aqui as fotos do evento.

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instagram: ifapoficial