Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Fazenda experimental abre 30 vagas de estágio
Início do conteúdo da página

Fazenda experimental abre 30 vagas de estágio

Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2023, 07h30
estagioPG2023
Cultivo de hortaliças pelos estagiários na fazenda experimental
 
 
 
A fazenda experimental do Campus Agrícola Porto Grande tem sido polo para realização de estágio supervisionado obrigatório de estudantes concluintes dos mais diversos cursos ofertados na unidade. Para seleção de novos estagiários, a Direção-Geral lançou o Edital nº 4 2023 DEPAZ/DEPPI/DIGERAL/CAMPUS PORTO GRANDE, com 30 vagas disponíveis de imediato. As inscrições serão realizadas de 3 a 19 de maio, presencialmente, na Coordenação de Extensão Pesquisa Pós Graduação e Inovação (Coppi).
 
 


As vagas são destinadas a estudantes dos cursos técnicos integrados, subsequentes e Proeja, sendo 10% reservadas aos estudantes com deficiência compatível com o estágio a ser realizado e 30% aos estudantes negros. O processo seletivo será realizado em duas etapas - análise do Boletim de Notas referente ao ano anterior e entrevista na forma de um questionário, para conhecimento do perfil do candidato a respeito de sua disponibilidade, interesse e necessidade de cumprimento da carga horária.

O estágio curricular obrigatório, objeto desta seleção não é remunerado e tem como prazo máximo para conclusão 11 meses. O cumprimento da carga horária de estágio é uma etapa da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), momento de aplicar e aperfeiçoar na prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso.
 
"Os laboratórios vivos existentes na fazenda Ifap começaram a ser implantados no ano de 2018, e de lá pra cá, já muitos estudantes passaram pelo estágio na fazenda. Mais recentemente, entre o final de 2022 e início de 2023, em torno de 30 alunos concluíram ou estão em fase de finalização do estágio", afirma o diretor do Departamento de Práticas Agrícolas e Zootécnicas (Depaz), Felipe Oliveira.
 
De acordo com ele,  as atribuições dos estagiários são diversas e envolvem o acompanhamento e execução das etapas do ciclo produtivo das culturas anuais ou permanentes cultivadas no Setor de Produção Vegetal, que vão desde o preparo do solo até a colheita das culturas. O estagiário também realiza atividades no Setor de Produção Animal, participando do manejo zootécnico dos animais, das instalações e manejo das pastagens da fazenda experimental. E eventualmente realiza visitas técnicas em propriedades rurais da região.
 
 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria



Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página