Histórico

Em um processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, iniciaram-se, em outubro de 2013, as obras de construção do Campus Porto Grande do IFAP, com capacidade para atender até 1200 alunos.

Com vocação agrícola, o novo campus do Instituto Federal de Educação do Amapá,  considerou os principais arranjos produtivos locais, bem como potencializar o setor primário no Estado, resultando na criação do primeiro campus agrícola do Instituto com ênfase na agricultura familiar, agronegócio e desenvolvimento regional.

Adiante, em 30 de junho de 2015 foi realizada uma audiência Pública, na Escola Estadual Maria Cristina Botelho, onde houve amplo debate com representantes de diversos órgãos sobre a viabilidade de cursos a serem implantados no Campus Porto Grande.

Durante os anos 2015 e 2016, o campus funcionou, provisoriamente, na Escola Estadual Maria Cristina Botelho. Em 27 de abril de 2015, o Conselho Superior do IFAP autorizou o funcionamento do Centro de Referência Pronatec em Pedra Branca do Amapari, vinculado ao Campus Porto Grande, que depois, em 13 de junho de 2016, tornou-se no Centro de Referência de Educação à Distância

O Campus Agrícola de Porto Grande iniciou suas atividades na sede definitiva em 06 março de 2017, com aproximadamente 560 alunos matriculados, abrangendo uma estrutura física composta de blocos de salas de aula, de laboratórios e da administração, além de outros espaços como refeitório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, rampa de acessibilidade e sinalização tátil no piso para portadores de necessidades visuais.

Atualmente, o Campus Porto Grande oferece os cursos Técnicos de Nível Médio em : Agroecologia, Administração, Agropecuária e Agronegócio (formas integrado/ integral, subsequente e modalidade PROEJA). Além dos cursos Superiores: Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Medicina Veterinária e Licenciatura em Pedagogia (através da Universidade Aberta do Brasil - UAB).

Ifap Campus Porto Grande min