Página inicial > Mais Notícias > Turma de Agropecuária tem aula prática de forragicultura

Turma de Agropecuária tem aula prática de forragicultura

Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 12h15

Imagem aérea da atividade de preparo do solo

Estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado de nível médio em Agropecuária participaram, no dia 25 de maio, de aula prática de caráter multidisciplinar no setor de produção animal do campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap). As atividades envolveram pastagem, preparo do solo e plantio dentro da disciplina Forragicultura, ministrada pelo professor Bruno Lacerda Denucci, com apoio técnico do setor de campo. Confira mais fotos no facebook.

A aula foi embasada no estabelecimento de pastagem, plantio da espécie Panicum maximum, cultivar Aruana, em uma área de dois mil metros quadrados, local destinado à alimentação das ovelhas, setor de ovinocultura. Com base nas instruções do professor Osvaldo Campelo de Mello Vasconcelos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos relacionados à regulagem e às principais características no uso da grade no preparo do solo.

O agrônomo Luis Paulo Barbosa dos Santos explicou as metodologias para correção da fertilidade do solo, através dos cálculos da quantidade de calcário e fertilizantes com base na análise de solo.

O professor Bruno Lacerda Denucci comentou as características na escolha de uma boa forrageira e o procedimento nos cálculos na determinação da quantidade de sementes no plantio do capim. Foram abordados também as vantagens na utilização do capim Aruana para ovinos no controle de verminose, qualidade da forragem e potencial produtivo da espécie forrageira.

Após apresentações teórico-práticas, os alunos fizeram a aplicação a lanço do calcário e do adubo misturado à semente de capim, seguido da incorporação com uso da grade acoplada ao trator.

Também apoiaram as atividades a agrônoma Fabiana Félix Góndola, os operadores de máquina Fábio da Conceição Costa e Elton da Silva Rodrigues e os auxiliares de campo Antônio Ferreira de Aguiar e Pedro Paulo de Souza Paiva.

Fotos: Elton da Silva Rodrigues, servidor do campus Porto Grande

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria