Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Porto Grande realiza projeto de horta sustentável em escola estadual
Início do conteúdo da página

Campus Porto Grande realiza projeto de horta sustentável em escola estadual

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 21h51 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 21h52

3

O campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap)implantou, através de projeto de pesquisa e extensão, uma horta na Escola Estadual José Ribamar Texeira. Trata-se do projeto “Inovação Sustentável horta na escola: da semente ao prato, educação alimentar, ambiental e uma nova forma de aprender espanhol”.

O projeto, de abordagem interdisciplinar, trabalha técnica de plantio de hortaliças como couve, cebolinha, rúcula e alface; utiliza-se a reciclagem de embalagens pets e pneus para produção de pás, irrigadores e composteiras, além de ensinar aos alunos atendidos noções de espanhol a partir dos nomes das ferramentas e espécies vegetais cultivadas. Concluindo o ciclo da “semente ao prato”, a iniciativa pôde melhorar a qualidade nutricional da merenda da escola, que passou a utilizar hortaliças e leguminosas produzidas na própria horta de forma orgânica.

Além da implantação da horta propriamente dita, os docentes, técnicos e estudantes do campus Porto Grande do Ifap realizaram uma série de oficinas e palestras nas quais explicaram para os estudantes do Ensino Fundamental os valores nutritivos dos alimentos, identificando as diferenças entre frutas, legumes, verduras e esclarecendo a relevância de conhecermos o valor nutritivo dos vegetais em nossa alimentação. 

Além do impacto positivo para a Escola Estadual José Ribamar Texeira, a metodologia utilizada no projeto já alcançou visibilidade para além do município de Porto Grande. A iniciativa foi inscrita na VI Feira de Ciências e Engenharia do Amapá – FECEAP 2018 que aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro na sede do Sebrae em Macapá. Nesse evento, a comissão avaliadora elegeu o projeto do Ifap como finalista junto aos melhores trabalhos submetidos por estudantes de todo o estado do Amapá. Como premiação, o projeto ganhou credenciais para ser apresentado no México e em Santa Catarina em eventos científicos que serão realizados em 2019.

 

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página