Página inicial > Mais Notícias > Natal no Ifap é oportunidade de ser consciente e solidário

Natal no Ifap é oportunidade de ser consciente e solidário

Publicado: Segunda, 24 de Dezembro de 2018, 11h09
Estudantes participantes do projeto Natal Reciclável

Estudantes do campus Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vivenciaram o clima natalino de forma consciente e solidária através de projetos de ensino e extensão. Neste final de 2018, centenas de pessoas foram beneficiadas com ações sociais. Além disso, materiais usados foram reaproveitados e transformados em objetos de decoração. As atividades fizeram parte dos projetos de extensão “Natal Solidário” e ensino “Natal Reciclável”, coordenados pela professora Maria Estela Gayoso Nunez, que ministra as disciplinas Espanhol e Metodologia do Conhecimento Científico para turmas dos cursos técnicos de nível médio.

Projeto Natal Solidário do campus Porto Grande do IfapAlunos e professora perto da árvore de pneus usadosNatal solidário do campus Porto Grande do IfapNatal solidário do campus Porto Grande do IfapNo dia 13 deste mês, a abertura do “Natal Solidário” contou com a apresentação da banda de música da Polícia Militar do Amapá. Foram ofertados à comunidade atendimentos pela Unidade Básica de Saúde do município, como testes rápidos, vacinas e consultas. A equipe odontológica do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Macapá realizou palestra educativa sobre higiene bucal, orientações sobre hipertensão e diabetes, entre outras. O Super Fácil fez emissão de documentos, como carteira de identidade e carteira de trabalho. Também teve atendimento de beleza, como cortes de cabelo, e atividades de lazer com aulão de zumba. Foram doadas 55 cestas básicas para a comunidade de Porto Grande

“No ano passado, cadastrando pessoas para ganharem as cestas básicas nos deparamos com situações muito críticas e devido a esse problema nos sensibilizamos e decidimos fazer a primeira ação social no campus porto grande”, explicou a professora Estela Gayoso, explicando que o projeto de extensão “Natal Solidário” está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo e tem como objetivo promover assistência aos menos favorecidos, através da arrecadação de donativos (alimentos e vestuários).

Já o projeto de ensino “Natal Reciclável" consistiu na transformação de materiais usados em produtos novos, com o objetivo de conscientizar os alunos quanto à importência da preservação ambiental. Foram realizadas oficinas e aulas de reciclagem. Os resultados foram uma árvore de natal feita com pneus de caminhão que tinham sido despejados inadequadamente, além de bonecos de neve, luminárias, pufs feitos com garrafas PET.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria