Página inicial > Mais Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem palestras e minicursos

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem palestras e minicursos

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 11h51

SNCT movimentou o campus com palestras, minicursos e atrações culturais

SNCT movimentou o Campus com palestras, minicursos e atrações culturais

Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável“, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve programação de palestras e minicursos, entre os dias 21 a 25 de outubro, no Campus Porto Grande. Também ocorreram atrações culturais, com a participação dos estudantes e servidores do Ifap e estudantes de escolas do município e proximidades. Veja o álbum de fotos.

A SNCT contou com palestrantes dos campi Porto Grande e Macapá, Centro de Referência Pedra Branca do Amapari, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Embrapa.

A palestra do professor Pedro Aquino, do Campus Macapá, com o tema “Casa sustentável” abriu a programação. Foram discutidos ainda assuntos como apicultura e utilização de espécies não convencionais na alimentação humana e exploração econômica.

“Diagnóstico socioeconômico de apicultura e meliponicultura do estado do Amapá” foi o tema da palestra do representante do Rurap. Já o professor Galdino de Paula Filho, da Unifap, falou sobre “Diversidade de plantas alimentícias não convencionais (PANC) e seu potencial de contribuição para a segurança alimentar”.

A palestra “Utilização da biodiversidade na produção de fragrâncias” foi o tema da palestra do professor Anderson Arandas, do Ifap. Outras palestras foram “Manipulação de alimentos e redução de desperdícios”, com Lauana Pantoja (Ifap), “Fossa séptica e destino de sólidos”, com Raimunda Silva (Ifap), “Produção de açaí, castanha e sustentabilidade na Amazônia”, com representante da Setec, “Uso de urina humana como fertilizante na agricultura”, com Marcelo Teixeira (Ifap), e “Emprego e sustentabilidade”, com André Luís (Sebrae).

Os minicursos ocorreram na sexta-feira com, aproximadamente, 200 participantes, entre estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus Porto Grande e da comunidade externa.